Exposição fotográfica de Cristina Granato celebra a música dos anos 90 no Teatro Raul Cortez

Presente do 90’s festival, a mostra inédita é permanente e já está aberta para visitação
O Teatro Raul Cortez, em Duque de Caxias, recebeu registros históricos da música brasileira produzidos pela fotojornalista Cristina Granato durante os anos 1990. A exposição “Os anos 90 pelas lentes de Cristina Granato” é uma homenagem, feita pelo 90’s Festival, à obra de uma das maiores fotojornalistas do país, que eternizou os bastidores da música brasileira.

Através de suas lentes afetuosas e precisas, Cristina conta através de imagens momentos emblemáticos da música brasileira, desde os bastidores dos grandes shows, até gravações de importantes discos, além de encontros únicos. Com mais de quatro décadas de carreira, Cristina Granato conta com um acervo vasto e precioso. Com habilidade de transitar pelos bastidores da música e deixar os músicos à vontade na frente das câmeras, ela capturou artistas em momentos de rara intimidade e espontaneidade – um feito raro no mundo da fama.

Para esta mostra, foram selecionados registros marcantes feitos durante a década de 1990. Entre as imagens, destaca-se o inusitado encontro de Dercy Gonçalves com DJ Marlboro na gravação do LP Funk Rio 2, uma síntese do efervescente caldeirão cultural da época. 

Cristina Granato já publicou dois livros, “Carioca” e “Um olhar na Música Popular Brasileira”, que compilam parte de seu trabalho. Suas fotografias continuam a brilhar nas páginas mais importantes da história da música em diversas mídias, incluindo jornais, revistas e plataformas eletrônicas. 

Agora, parte dessa trajetória ganha casa fixa em Duque de Caxias. A exposição ficará permanentemente no hall principal do Teatro Raul Cortez e já está aberta ao público, com entrada gratuita, oferecendo a todos a oportunidade de revisitar e celebrar um período de ouro da música brasileira através do olhar único da fotógrafa. A visitação acontece de quarta a sexta, das 10h às 17h, e nos finais de semana de 16h às 22h.

Matéria por Tainá Junqueira – 23/09/2025

Compartilhe:

Confira também!