Patrocinadores investiram em live marketing no evento que contou com Raça Negra, Péricles, Alexandre Pires, Belo, Buchecha, Bonde do Tigrão, MC Leozinho, DJ Marlboro e Furacão 2000
O 90´s Festival, que celebrou sua segunda edição nos dias 19, 20 e 27 de julho na Marina da Glória, contou com patrocínio master da Vivo, além de Enel, Estácio (Instituto Yduqs), Amstel e Venacio, se consagrando no marketing de nostalgia. O evento trouxe artistas como Alexandre Pires, Belo, Péricles e Buchecha, aguçando as memórias afetivas das gerações “millennial” e “z”.
Todas as marcas patrocinadoras e apoiadoras contaram com ativações interativas e photo opportunity no Pavilhão de Experiências do evento. Os estandes foram planejados e construídos pela PECK, empresa carioca com 25 anos de mercado, que além de realizar grandes eventos conta com agência de live marketing integrada que planeja e executa as parcerias de forma personalizada para marcas.
A Vivo, patrocinadora master do projeto, marcou presença com um estande completo e imerso no tema dos anos 90. Jogo da memória, o clássico orelhão numa pracinha com bancos integravam o espaço disputado pelo público, oferecendo, também, totens para carregamento de celulares. Além disso, um ponto de descarte de lixo eletrônico foi disponibilizado na ativação.
Outro estande que conquistou o público nas noites de festival foi o Quarto dos Sonhos, uma parceria do Museu dos Brinquedos, de Petrópolis, que contou com a montagem de um quarto típico de um adolescente dos anos 90. Coleção de latas de refrigerante, pelúcia da Parmalat, poster das bandas favoritas, computador, rádio e discman, telefone na cabeceira, brinquedos como genius e pogobol, e até mesmo as desejadas mochila Company e jaqueta Hard Rock Cafe no cabideiro estiveram no quarto!
Já a Enel Brasil, maior produtora de energia renovável do país, apresentou um espaço com um estande focado na sustentabilidade e energia. No espaço, especialistas realizavam o cálculo da pegada de carbono anual do público – realizando a neutralização das emissões calculadas como um presente. No local também foram distribuídos brindes da marca.
A Estácio mostrou um espaço de photo opportunity com uma guitarra autografada pelos artistas do festival para leilão em benefício de projetos apoiados pelo Instituto Yduqs. Outras ativações presentes incluíram interações da Venancio, um pula pula energizante da Engov, um game da Strepsils contra o vírus da gripe, e uma área instagramável com distribuição de amostras da Cetaphil.
Ativações também para ações culturais, turismo e de solidariedade
O Museu do Samba, espaço de memória, preservação e representação da cultura afro-brasileira, também esteve representado no festival com um espaço de photo opportunity que divulgou a programação da instituição e informações da história do samba.
Já o Santuário Cristo Redentor teve espaço com representações de pontos turísticos do Rio, como os Arcos da Lapa e, claro, o Cristo. Além disso, o local funcionou como um ponto de coleta para a Campanha do Agasalho 2025, da qual o festival fez parte oferecendo o ingresso social com 40% de desconto mediante a doação de um agasalho ou cobertor em bom estado.
Matéria por Tainá Junqueira – 23/09/2025